Rússia acusa Ucrânia de apontar drones a "infraestruturas civis" da Crimeia

por Inês Moreira Santos - RTP
EPA

Dias depois de Vladimir Putin visitar a Crimeia, terão sido abatidos dois drones ucranianos sobre a península ocupada pelos russos desde 2014, adiantaram esta terça-feira as autoridades de Moscovo. A Ucrânia anunciou, entretanto, que foram destruídos mísseis russos na mesma região.

“A defesa antiaérea repeliu um ataque com drones perto da cidade da Crimeia de Dzhankoy”, é anunciado num comunicado da Comissão de Investigação da Rússia, citado pela AFP. “Os alvos de todos os drones abatidos eram infraestruturas civis”.

O governador instruído por Moscovo na Crimeia, Sergei Aksionov, indicou que pelo menos uma pessoa ficou ferida, na sequência da queda de destroços do aparelho. As autoridades de Dzhankoy decretaram, entretanto, o estado de emergência municipal.

Um conselheiro municipal, Oleg Kryuchkov, acusou as autoridades ucranianas de orquestrar o ataque como “vingança” pela anexação da Crimeia, poucos dias depois de o presidente russo ter estado na região.

Desde o lançamento da ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, a Crimeia tem sido o alvo de vários ataques com drones. Já no início de março, Moscovo garantiu ter repelido um "ataque em massa" com drones ucranianos, adiantando que dez foram abatidos.

Além disso, a Rússia tem uma base militar na região de Dzhankoy que, em agosto de 2022, foi devastada por uma explosão de um depósito de munições, na sequência de um ato de sabotagem que Moscovo acabou mais tarde por admitir.
Ucrânia anuncia destruição de mísseis russos
Também esta terça-feira o Ministério da Defesa da Ucrânia adiantou que foram destruídos mísseis russos numa explosão na cidade de Dzhankoy, na Crimeia.

“Uma explosão na cidade de Dzhankoy, no norte da Crimeia temporariamente ocupada, destruiu os mísseis de cruzeiro russos Kalibr-KN que eram transportados por um comboio”, informou o Ministério em comunicado.

De acordo com os serviços secretos ucranianos, que não assumiram a responsabilidade de Kiev pelos ataques, os mísseis destinavam-se à frota russa no Mar Negro.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, divulgou nas redes sociais imagens que alegadamente mostram a área da estação de comboio na cidade e uma única explosão.


Embora o ataque não tenha sido reivindicado pelas autoridades ucranianas, não é a primeira vez que alvos russos na Crimeia são alegadamente atacados por forças de Kiev. O navio principal da Rússia no Mar Negro foi danificado num ataque com um drone no porto de Sebastopol, na Crimeia, em outubro passado e o Volodymyr Zelensky sempre prometeu libertar a região ocupada.
Tópicos
pub