Rússia acusa Ucrânia de ataque a um dos seus navios em águas turcas

por Graça Andrade Ramos - RTP
Imagem retirada de vídeo sobre o alegado ataque a um navio de vigilância russo no Mar Negro em águas turcas Reuters - Ministério da Defesa da Rússia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou esta quarta-feira que o seu navio de guerra Ivan Khurs foi atacado por três lanchas rápidas automáticas ucranianas no Mar Negro, quando se aproximava do estreito do Bósforo.

Num comunicado publicado na rede Telegram, o Ministério adiantou que o Ivan Khurs, um navio de reconhecimento de médio porte, de 2013, estava a proteger os gasodutos das linhas TurkStream e Blue Stream, que transportam gás da Rússia para a Turquia, parcialmente através do Mar Negro.

"Todos os barcos inimigos foram destruídos por fogo do armamento padrão de um navio russo a 140 km a nordeste do Bósforo", refere o comunicado, acompanhado de um vídeo com o alegado ataque e os disparos russoa efetuados.

"Hoje às 05h30 da manhã, as forças armadas ucranianas realizaram uma tentativa de ataque mal sucedida ao navio Ivan Khurs da frota do Mar Negro com três lanchas rápidas não tripuladas", referiu o comunicado russo.

"O Ivan Khurs está a realizar tarefas que garantem a segurança das operações dos gasodutos Turkish Stream e Blue Stream na zona económica exclusiva da República da Turquia", acrescentou.

"O navio Ivan Khurs da frota do Mar Negro prossegue a sua missão".

O Ministério citou o ataque como motivo para a expansão de medidas defensivas.

Kiev ainda não reagiu às acusações.

O comunicado desta quarta-feira poderá elevar o nível de tensão no Mar Negro, ponto de passagem de navios carregados de cereais ucranianos, ao abrigo de um acordo internacional que permite a Kiev exportar os grãos a partir dos seus portos.

O acordo foi renovado por mais dois meses a 17 de maio, um dia antes de expirar.
Ocorrências
Vários incidentes envolvendo navios de guerra ou aeronaves russas ocorreram no Mar Negro desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Em março, dois caças russos intercetaram um `drone` norte-americano, provocando a sua queda em águas internacionais, o que provocou uma escalada de tensões entre Washington e Moscovo.

Em abril de 2022, a Ucrânia afirmou ter afundado um navio da Frota Russa do Mar Negro com mísseis.

Em setembro passado, explosões danificaram os gasodutos Nord Stream 1 e 2 que transportavam gás da Rússia para a Alemanha através do Mar Báltico.

O TurkStream transporta gás da península russa de Taman através do Mar Negro até um ponto a ocidente do Bósforo. O Blue Stream, atravessa o mesmo Mar, de norte para sul, até um ponto 700 quilómetros a leste do Bósforo.

com Lusa
pub