Rússia adia lançamento de satélite europeu devido a problema no foguetão

Moscovo, 26 nov (Lusa) -- A agência espacial russa adiou hoje o lançamento do satélite de comunicações europeu Astra-2G, previsto para sexta-feira, devido a um problema técnico no foguetão russo Proton que o deveria colocar em órbita.

Lusa /

"Na revisão do bloco acelerador foi detetada uma anomalia no sistema de dispositivos de controlo", disse um porta-voz da Roscosmos, citado pela agência Interfax.

O mesmo responsável explicou que para corrigir o defeito será necessário retirar o foguetão da rampa de lançamento do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde tinha sido instalado, e desprender o bloco acelerador Briz-M, que é a última etapa do foguetão.

Segundo o porta-voz da agência espacial russa, o lançamento do Astra-2G, desenhado para uma vida útil de 15 anos, realizar-se-á assim que seja possível.

A 21 de outubro, o mau funcionamento de um Briz-M impediu a colocação do satélite de telecomunicações russo Express-AM6 na órbita programada, embora, segundo os especialistas da Roscosmos, o aparelho deverá conseguir alcançá-la, com os seus próprios propulsores, nos próximos meses.

Tópicos
PUB