Rússia diz ter intercetado drone norte-americano no Mar Negro

A Rússia disse este sábado que intercetou um drone norte-americano Reaper sobre o Mar Negro. Moscovo adiantou que o aparelho se aproximou da sua fronteira e depois voltou para trás.

RTP /
Comando Europeu dos Estados Unidos/Pentágono via Reuters (arquivo)

Numa publicação através do Telegram, o Ministério russo da Defesa revelou este sábado que “detetou um alvo aéreo a aproximar-se da fronteira do Estado russo”. O aparelho foi intercetado por um caça Su-30, adiantou Moscovo.

“A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como um drone de reconhecimento MQ-9ª Reaper da Força Aérea dos Estados Unidos”, acrescentou o Ministério da Defesa.

“Ao aproximar-se do caça russo, o drone estrangeiro de reconhecimento fez inversão de marcha para longe da fronteira”, lê-se ainda no comunicado citado pela agência France Presse.

O caça russo regressou ao aeródromo sem que tenha ocorrido qualquer incidente.

Não é a primeira vez que ocorre este tipo de episódios entre aviões russos e aeronaves do Ocidente, nomeadamente no Mar Negro ou no Mar Báltico, sobretudo desde o início do conflito na Ucrânia.


Em junho último, a Rússia disse ter intercetado três aeronaves do exército britânico. Nos últimos meses, houve aparelhos franceses, alemães e polacos envolvidos em incidentes semelhantes.

Em março, um drone norte-americano Reaper caiu no Mar Negro após as manobras de caças russos, um acidente que elevou as tensões entre Moscovo e Washington.

Em maio, quatro bombardeiros norte-americanos foram intercetados no Mar Báltico por aeronaves russas em dois diferentes incidentes na mesma semana.
PUB