"Defesa aérea em ação". Kiev alvo de 15 ataques russos em maio

por Inês Moreira Santos - RTP
A Rússia utilizou drones de fabrico iraniano Shahed e mísseis de cruzeiro disparados desde o Cáspio Gleb Garanich - Reuters

As forças russas voltaram a atacar Kiev durante a madrugada desta segunda-feira, com as defesas antiaéreas ucranianas a destruírem mais de 40 mísseis e drones "kamikaze" de fabrico iraniano. De acordo com as autoridades ucranianas, as explosões foram ouvidas na capital pouco depois de soarem as sirenes.

"Explosões na cidade, nos distritos centrais", escreveu o prefeito Vitali Klitschko no Telegram, esta segunda-feira de manhã. "A defesa aérea está em ação”.

"Este é o 15.º ataque desde o início de maio", continuou a administração militar de Kiev, referindo que os "terroristas" estão a tentar "destruir alvos-chave" e, "ao mesmo tempo, esgotar os recursos" das defesas antiaéreas ucranianas.
“O ataque a Kiev continua. Não saiam dos abrigos”, advertiu ainda Klitschko.De acordo com a administração militar da capital ucraniana, a Rússia utilizou no ataque veículos aéreos não tripulados, ou drones, de fabrico iraniano Shahed e, "quase simultaneamente", mísseis de cruzeiro disparados desde a região do Mar Cáspio.
"O ataque contra a capital foi combinado, a partir de várias direções"
, acrescentou o relatório, que elogiou o desempenho das defesas aéreas ucranianas e mencionou que o telhado de um edifício residencial foi danificado pela queda de destroços de um projétil intercetado.

Também a emissora estatal da Ucrânia, Suspilne, relatou que as forças russas lançaram “cerca de 40 mísseis de cruzeiro e cerca de 35 drones” sobre o território. A defesa aérea ucraniana conseguiu, no entanto, derrubar 37 mísseis e 29 drones Shahed, de fabrico iraniano.

Embora tenham caído vários destroços na região de Kiev, não há mortos.

A Rússia atacou também alvos na região de Khmelnytskyi , um deles militar. E em Odessa, fragmentos de um drone kamikaze abatido atingiram a infraestrutura portuária, o que provocou um incêndio.

Também em Kirovohrad, destroços de um drone derrubado danificaram o telhado de um prédio residencial e uma linha férrea, sem fazer vítimas.

c/ agências

pub