Rússia. Mísseis hipersónicos ficam operacionais no próximo ano

por RTP
Agência Sputnik - Reuters

O Presidente russo supervisionou à distância um teste aos parâmetros técnicos do novo sistema de mísseis hipersónicos Avangard, realizado esta quarta-feira. “A Rússia obteve um novo tipo de arma estratégica”, disse, no final, Vladimir Putin.

A partir de um prédio do Ministério da Defesa, em Moscovo, Vladimir Putin observou o teste do míssil Avangard, que foi disparado da localidade de Dombarovsky, no Sudoeste da Rússia, e destruiu o alvo programado em Kura, na Península de Kamchatka, a mais de seis mil quilómetros de distância.

"Este teste, que agora terminou, foi concluído com total sucesso: todos os parâmetros técnicos foram confirmados", declarou o líder russo durante uma reunião do executivo.

"A partir do próximo ano, 2019, as Forças Armadas da Rússia receberão o novo sistema estratégico intercontinental Avangard. É um grande momento na vida das Forças Armadas e na vida do país. A Rússia obteve um novo tipo de arma estratégica", acrescentou.

Quando em março se referiu a um conjunto de novas armas, Putin avançou que os Avangard poderiam atingir quase qualquer ponto do mundo, bem como escapar ao escudo de mísseis balísticos construído nos Estados Unidos.

De acordo com o Ministério da Defesa, o novo sistema de mísseis é facilmente manobrável e consegue escapar aos sistemas de defesa antimíssil.

De acordo com a estação Russia Today, Moscovo reclama vitória na corrida por este tipo de armamento, em que participam também a China e os Estados Unidos.



O planador hipersónico é um tipo especial de ogiva que pode voar através da atmosfera em alta velocidade. Permite atacar alvos que normalmente seriam protegidos de uma ogiva tradicional de mísseis balísticos. Pode sobrevoar terrenos e navios de guerra com capacidades anti-balísticas, ou evitar a interceção devido à velocidade que pode atingir.

O projeto foi desenvolvido sob apertado secretismo e nem a aparência do planador foi revelada. O vídeo do teste divulgado pelo Ministério da Defesa mostrou apenas o lançamento do veículo transportador.
pub