Rússia mobiliza caça perante aproximação de bombardeiros dos Estados Unidos

O Ministério russo da Defesa adiantou este domingo ter destacado um avião de combate MiG-31 para responder a uma alegada aproximação ao espaço aéreo da Rússia por parte de dois bombardeiros estratégicos norte-americanos, sobre o Mar de Barents.

RTP /
Shamil Shumatov - Reuters

Em nota publicada no seu site, o Ministério da Defesa da Rússia relata que, após a deteção de "alvos aéreos" próximos da sua fronteira, as estruturas militares russas fizeram descolar um caça MiG-31.

O caça russo terá então identificado "um par de bombardeiros estratégicos B-1B da Força Aérea dos Estados Unidos".Os bombardeiros estratégicos norte-americanos, prosseguiu o Ministério da Defesa, "ajustaram a rota para se afastarem da fronteira", ao estabelecerem contacto visual com o caça.


"Não ocorreu qualquer violação da fronteira estatal da Federação Russa", vincou ainda o órgão do Governo russo, para acrescentar que a missão decorreu "em estrita conformidade com as normas internacionais para a utilização do espaço aéreo em águas neutras e em conformidade com as medidas de segurança".

c/ agências

Tópicos
PUB