Saddam Hussein enforcado antes das 6:00 locais

O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, a aguardar execução, será enforcado hoje antes das 6.00 locais (3:00 em Lisboa), indicou sexta-feira à noite um responsável iraquiano próximo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, a coberto do anonimato.

Agência LUSA /

"Saddam Hussein será enforcado sábado antes das 06:00 locais", declarou es te responsável, no final de uma reunião na qual participavam representantes das autoridades iraquianas e norte-americanas e que se destinava a precisar as modal idades da execução do presidente deposto.

Mounir Haddad, juiz do Tribunal de Recurso do Alto Tribunal Penal iraquian o, que vai assistir à execução, sublinhou que esta parecia estar quase iminente.

"Eles vão talvez enforcá-lo dentro de duas horas. Acabam de me telefonar para q ue eu vá para lá", declarou à Agência France Presse.

Segundo a televisão pública Iraquia, que fez este anúncio numa nota de rod apé, a execução terá lugar entre as 05:30 e as 06:00 (02:30 e 03:00 hora de Lisb oa).

Saddam Hussein está à guarda do exército norte-americano num campo perto d e Bagdad.

"Saddam será enforcado durante a noite ou amanhã (sábado). Representarei o Tribunal de Recurso durante a execução da sentença", assegurara pouco antes Had dad.

Um dos advogados do antigo presidente evocou também uma execução muito ráp ida. "Segundo informações que estão na nossa posse, Saddam Hussein será executad o sábado de madrugada", indicara este advogado do comité de defesa de Saddam Hus sein, a coberto do anonimato.

Falando a partir de Amã, Jordânia, sublinhara que os advogados tinham rece bido "informações do Iraque" dando conta dos "preparativos para a execução amanh ã (sábado) de madrugada".

Segundo o Ministério da Justiça norte-americano, advogados de Saddam Husse in pediram sexta-feira à última hora à Justiça dos Estados Unidos para bloquear a transferência do antigo ditador iraquiano para as autoridades de Bagdad tendo em vista a sua execução.

As autoridades iraquianas querem executar Saddam Hussein antes do alvorece r, que assinala o início das celebrações do Aid al-Adha, a festa do Sacrifício.


PUB