Saddam Hussein foi entregue aos iraquianos e será executado até sábado
Saddam Hussein já foi entregue às autoridades iraquianas pelas forças norte-americanas que mantinham a sua custódia e será executado até sábado, divulgou um juiz da instância de recursos do Alto Tribunal Penal.
De acordo com Munir Hadad, "Saddam será executado hoje ou amanhã (sábado)", tendo "sido tomadas todas as medidas" para realizar o enforcamento.
Hadad pertence ao colégio de juízes que na quarta-feira decidiram contra o recurso da defesa do ex-ditador e confirmaram a sentença de morte por enforcamento de Saddam Hussein e de dois dos seus colaboradores ditada pelo tribunal a 05 de Novembro.
O ex-presidente iraquiano, o seu meio-irmão, Barzan al- Tikriti, antigo chefe dos serviços secretos, e o ex-presidente do tribunal revolucionário, Awad al-Bandar, foram condenados à pena capital pela morte de 148 aldeões xiitas de Dujail, em 1982, depois de um atentado falhado contra o então Chefe de Estado.
As forças norte-americanas que, aparentemente, segundo os advogados de Saddam Hussein, tinham concordado em reunir-se com eles, já desmarcaram o encontro, uma vez que o ex-ditador foi entregue às autoridades iraquianas para que a sentença seja executada.
"Há alguns minutos recebemos uma correspondência dos norte- americanos dizendo que o Presidente Saddam Hussein já não está sob controlo das forças dos Estados Unidos", afirmou em comunicado a equipa de advogados do ex-ditador.
No entanto, de acordo com uma fonte do Governo iraquiano citada pela Associated Press, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki assinou a sentença contra Saddam Hussein, mas este ainda não se encontra nas mãos das autoridades do Iraque.
"Só o receberemos quando for para executar a sentença", disse a referida fonte que pediu para não ser identificada por não ter autorização para divulgar a informação.