Saddam Hussein viu da prisão a escolha do seu rival para presidente

O presidente deposto iraquiano Saddam Hussein assistiu hoje pela televisão, na cela onde está detido, à eleição do seu rival, o líder curdo Jalal Talabani, para a presidência do país, divulgou a rede Al-Jazira.

Agência LUSA /

A cadeia do Qatar não deu pormenores quanto às razões que levaram as autoridades prisionais a permitir que Saddam assistisse ao acontecimento.

O líder curdo Jalal Talabani foi condenado a prisão perpétua pelo regime de Saddam Hussein por liderar as revoltas curdas das décadas de 70 e 80 não tendo gozado nunca de perdão por parte do presidente deposto.

O ministro dos Direitos Humanos, Bakhtiyar Amin, disse ter decidido pôr à disposição de Saddam e a um dos elementos do seu antigo regime, também detido, televisões para que acompanhassem a sessão da Assembleia Nacional e "compreendessem que a sua era terminou e que um novo Iraque foi criado".

Saddam Hussein está detido, desde Dezembro de 2003, numa prisão perto do aeroporto da capital iraquiana, juntamente com vários elementos do seu antigo governo, capturados pelo exército norte- americano.

Entre os detidos há antigos ministros, políticos, membros do partido, líderes militares e cientistas alegadamente ligados ao desenvolvimento de armas de destruição maciça.

A recém formada Assembleia Nacional elegeu o líder da União Patriótica do Curdistão (UPK) como novo presidente do país em substituição do árabe sunita Ghazi Al-Yawer (interino), agora vice- presidente de Talabani.

PUB