Salão de baile de Trump. Começaram as obras de remodelação na Casa Branca

Salão de baile de Trump. Começaram as obras de remodelação na Casa Branca

Podia ser uma espécie de episódio de "Querida, mudei a Casa Branca", mas é o investimento de Donald Trump num salão de baile. De acordo com a imprensa norte-americana, começaram as obras de remodelação na residência oficial do presidente dos Estados Unidos, com a demolição de uma parte da Ala Leste do edifício governamental.

Inês Moreira Santos - RTP /
Jessica Koscielniak - Reuters

O projeto foi anunciado em julho e a remoção de árvores e outros trabalhos de preparação do local começaram em setembro, mas na segunda-feira partes da Ala Leste da Casa Branca foram demolidas. A ideia de Trump é construir um salão de baile com mais de 8.400 metros quadrados, no valor de 200 milhões de dólares.

“Tenho o prazer de anunciar que a terraplanagem foi iniciada nos terrenos da Casa Branca para a construção do novo, grande e belo Salão de Baile da Casa Branca”, escreveu o líder norte-americano na rede social Truth Social, na segunda-feira à noite. “Completamente separada da própria Casa Branca, a Ala Leste está a ser totalmente modernizada como parte desse processo e ficará mais bonita do que nunca quando estiver concluída”.

De acordo com o próprio, todos os presidentes dos Estados Unidos sonharam “em ter um Salão de Baile na Casa Branca para acomodar pessoas em grandes festas, visitas de Estado” e este projeto não tem qualquer “custo para o contribuinte americano”.





Imagens divulgadas pelos media norte-americanos, já esta terça-feira, mostram áreas do telhado e das janelas destruídas e uma retroescavadora no interior da ala em obras. Ala Leste, que Trump diz estar a ser “totalmente modernizada”, é tradicionalmente ocupada por gabinetes destinados às primeiras-damas em funções.

Para realizar estas reestruturações, que incluem demolições na Casa Branca, a instituição insistiu que não precisava da aprovação do organismo responsável por permitir a construção de obras e grandes renovações em edifícios governamentais na área de Washington, a Comissão Nacional de Planeamento da Capital. A Casa Branca disse, ainda no verão, que apenas necessitava da aprovação desta comissão para novas construções.

Sabe-se que a comissão não aprovou a construção do salão de baile e não está claro se a Casa Branca entregou os planos do salão de baile ao organismo.
Contudo, os escritórios e departamentos da comissão em causa estão encerrado devido à paralisação do Governo, que começou no dia 1 de outubro, principalmente por causa das posições inconciliáveis entre republicanos e democratas sobre o financiamento de subsídios de saúde, discutidas no Senado.
"Remodelar a Casa Branca"
O presidente afirmou estar a construir um enorme salão de baile porque o Salão Leste, o maior salão da Casa Branca, com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, é muito pequeno. Além disso, a ideia de acolher eventos em pavilhões no Relvado Sul da Casa Branca também não agrada a Donald Trump.

Este novo salão terá a capacidade para 999 pessoas, disse o presidente na semana passada. Num jantar na Casa Branca, Trump agradeceu aos convidados por serem "tão generosos" nas "contribuições" para pagar o salão de baile. Ainda não foram divulgadas informações sobre os investidores desta obra, mas a imprensa adianta que convidados e empresários ricos nesse jantar prometeram entregar 250 milhões de dólares (213,7 milhões de euros) para financiar o salão de baile.

De acordo com a CNN, este projeto de “remodelar a Casa Branca” é uma ambição antiga de Trump, que já tinha manifestado interesse em construir um espaço para eventos e expandir a capacidade “de entretenimento” do edifício. Mas este salão de baile é visto como mais um esforço do atual residente transformar a Mansão Presidencial a seu gosto, como o acrescento de grandes mastros de bandeiras, a pavimentação do Jardim das Rosas e a decoração da Sala Oval com ouro.

Imagens fornecidas pela Casa Branca revelaram que será um amplo espaço com lustres de ouro e cristal, com colunas coríntias douradas, um teto artesoado com incrustações de ouro, luminárias de chão douradas e um chão de mármore xadrez, além de três paredes com janelas em arco que irão dar acesso aos jardins ao sul da Casa Branca.

A Casa Branca informou que o projeto estará concluído antes do final do seu mandato, em janeiro de 2029.
Tópicos
PUB