São Tomé e Príncipe anuncia ajuda e decreta luto nacional às viítimas do sismo da Ásia
O governo de São Tomé e Príncipe decretou luto nacional e anunciou a abertura de uma conta nacional para ajudar as vítimas do sismo e do maremoto de 26 de Dezembro no sudeste da Ásia, anunciou hoje um porta-voz governamental.
Em declarações a imprensa, a ministra são-tomense da Justiça, Elsa Pinto, na qualidade de porta-voz do executivo, disse que a decisão foi tomada na última reunião de conselho de ministros presido sexta-feira pelo presidente Fradique de Menezes.
A porta-voz do governo anunciou que o luto nacional será observado no dia 11 de Janeiro, terça-feira, com a bandeira nacional de São Tomé e Príncipe a meia haste em todas edifícios públicos, bem como a suspensão de todas as actividades recreativas e culturais no arquipélago.
Elsa Pinto disse também que o governo vai lançar uma campanha nacional de angariação de fundos com vista a ajudar as vítimas do sismo e do maremoto.
Adiantou que após a conclusão da campanha de recolha de fundos através de uma conta nacional no Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), os fundos serão enviados por canais diplomáticos.
O anúncio da ajuda do governo acontece quatro dias depois de uma organização não governamental são-tomense ter aberto uma conta para recolha de fundo destinados às vítimas da catástrofe de 26 de Dezembro no sul e sudeste da Ásia.