SARS-CoV-2. Japão deteta nova estirpe em passageiros provenientes do Brasil

por RTP
Issei Kato - Reuters

Foi detetada no Japão uma nova variante do SARS-Cov-2 em quatro pessoas que chegaram ao aeroporto de Tóquio provenientes do Estado do Amazonas, no Brasil. Esta variante é diferente daquelas que foram encontradas na África do Sul e no Reino Unido.

Segundo o Ministério da Saúde e o Centro Nacional de Doenças Infeciosas do Japão (NIID), os doentes infetados um homem de 40 anos, uma mulher com cerca de 30 e dois adolescentes, tiveram resultado positivo nos testes à Covid-19 realizados no aeroporto de Tóquio, no dia 2 de janeiro.

Dos quatro passageiros, o homem teve problemas respiratórios, a mulher dor de cabeça e garganta, um adolescente teve febre e a outra adolescente não teve sintomas, durante a quarentena obrigatória para viajantes que chegam ao país, acrescenta o Ministério da Saúde japonês. “Para já, não há provas de que a nova variante encontrada seja altamente infeciosa”, revelou Takaji Wakita, diretor do NIID, em comunicado.

“Apesar de a variante ter semelhanças com as estirpes identificadas recentemente no Reino Unido e na África do Sul, que são motivo de preocupação por serem mais contagiosas, o tipo de vírus em causa não parece ter sido identificado antes”, acrescenta o comunicado.

O Ministério japonês da Saúde já informou as autoridades brasileiras e a Organização Mundial de Saúde.

Segundo as autoridades japonesas, para já, “é difícil determinar a infecciosidade, patogenicidade ou impacto nos testes e vacinas”.

O Ministério da Saúde do Brasil solicitou ao Governo nipónico esclarecimentos sobre a nova variante e pediu informações como a sequência genética da nova variante.

Em comunicado, as autoridades brasileiras revelam que, “segundo informações fornecidas ao Ministério da Saúde do Brasil pelas autoridades sanitárias do Japão, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e na África do Sul, o que implica um maior potencial de transmissão do vírus”.

As autoridades brasileiras já pediram ao Japão “informação sobre a nacionalidade dos quatro passageiros” e sobre os locais por onde passaram no país, para fazer um rastreio de contactos. Para já, sabe-se que chegaram a Tóquio depois de “uma temporada na Amazónia".

O Japão registou 34 infeções com as estirpes detetadas no Reino Unido e na África do Sul, incluindo três casos de transmissão local, dois dos quais com origem numa pessoa que tinha estado no Reino Unido.

Desde o início da pandemia, o Japão registou cerca de 289 mil casos de Covid-19 e 4067 mortos.


Perante o aumento de novas infeções no país, na passada quinta-feira, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, declarou um novo estado de emergência em Tóquio e na área metropolitana da capital durante um mês.

Já o Brasil está a enfrentar uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus, com uma média diária de mais de 50 mil pessoas com teste positivo desde janeiro.

c/ agências
Tópicos
pub