Satélite sino-brasileiro falha órbita terrestre
Brasília, 09 dez (Lusa) - O Instituto de Pesquisa Espacial do Brasil (INPE) anunciou hoje que uma falha no lançamento, na China, do satélite sino-brasileiro de observação remota `CBERS-3`, impediu que o aparelho fosse colocado na órbita prevista.
"Às 11:26 em Pequim (03:26 em Lisboa), hoje, o satélite `CBERS-3`, desenvolvido pelo Brasil e pela China foi lançado (...) Mas uma falha no funcionamento do veículo propulsor, durante o voo, impediu que o satélite fosse colocado na órbita prevista", de acordo com um comunicado do INPE.
"Avaliações preliminares sugerem que o `CBERS-3` regressou ao planeta", precisa o INPE.
Este é o quarto satélite de observação da Terra (CBERS, China-Brasil Earth Resources Satellite, na sigla em inglês), concebido pela China e pelo Brasil.
O terceiro destes satélites está desativado desde 2010.
Instrumento essencial para o Brasil, a série `CBERS` é usada para monitorizar a desflorestação da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, e para gerir a agricultura e pecuária. Estes setores fazem do Brasil um líder nas exportações de vários alimentos, como carne e açúcar.
O satélite é fruto de um acordo entre Pequim e Brasília, assinado em 1988, que resultou no lançamento de um primeiro satélite `CBERS` em 1999, de um segundo em 2003 e um terceiro em 2007.