Saúde de Arafat põe forças israelitas em estado de alerta
As forças israelitas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza foram hoje colocadas em estado de alerta na sequência de informações sobre o agravamento do estado de saúde do dirigente palestiniano Yasser Arafat, informou fonte da segurança.
A decisão foi tomada após uma reunião em Telavive entre o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, e os responsáveis de diversos serviços de informações.
Por seu turno, o chefe de Estado-maior israelita, Moshe Yaalon, convocou para uma reunião os comandantes responsáveis pelas zonas palestinianas.
No quadro das movimentações, em Israel e nos territórios palestinianos, associadas à evolução do estado clínico de Arafat, o primeiro-ministro palestiniano, Ahmed Qorei, vai deslocar-se sexta- feira à Faixa de Gaza para encontros com altos responsáveis de segurança, indicou um alto responsável palestiniano.
"Ele vai deslocar-se a Gaza amanhã (sexta-feira)", indicou um delegado da Organização de Libertação da Palestina (OLP), o antigo ministro da Informação Yasser Abed Rabbo.
Qorei preside ao Conselho Nacional de Segurança palestiniano, na ausência de Yasser Arafat, hospitalizado em Paris em estado crítico.
A Autoridade Palestiniana teme que a eventual morte de Arafat desencadeie um clima de insegurança total na Faixa de Gaza, nomeadamente confrontos entre grupos armados.