Sauditas enviam primeira mulher árabe para o espaço

por RTP

Rayyana Barnawi é biomédica e prepara-se para fazer história numa missão de oito dias à Estação Espacial Internacional.

Patrocinada pelo governo da Arábia Saudita, Rayyanah Barnawi, uma investigadora de células estaminais, tornou-se a primeira mulher do reino a ir ao espaço. A ela juntou-se Ali al-Qarni, um piloto de caças da Real Força Aérea Saudita.

São os primeiros do seu país a viajar num foguetão desde que um príncipe saudita foi lançado a bordo do vaivém Discovery em 1985. Por uma questão de oportunidade, serão recebidos na estação por um astronauta dos Emirados Árabes Unidos.

"Este é um sonho tornado realidade para todos", disse Barnawi antes do voo. "Só o facto de podermos compreender que isto é possível. Se eu e o Ali o conseguimos fazer, eles também o conseguem", declarou.

A completar a equipa visitante estão John Shoffner, de Knoxville, Tennessee, antigo piloto e promotor de uma equipa de corridas de carros desportivos que compete na Europa, e a acompanhante Peggy Whitson, a primeira mulher comandante da estação, que detém o recorde dos EUA de maior tempo acumulado no espaço: 665 dias e continua a contar.

pub