Schroeder e Zapatero analisam em Madrid financiamento da UE
O problema do financiamento da União Europeia, a situação nas fronteiras de Ceuta e Melilla e a situação política na Alemanha deverão marcar a agenda do encontro de hoje em Madrid entre o chanceler alemão e o chefe do governo espanhol.
Fontes governamentais alemãs e espanholas explicaram que Gerhard Schroeder e José Luis Rodríguez Zapatero poderão analisar a tentativa de resgate da proposta luxemburguesa de financiamento da UE.
O chanceler alemão viaja para Madrid depois de uma nova ronda de contactos com a cúpula da CDU sobre a formação de um novo governo, um processo que ainda não tem calendário de conclusão.
Na mente dos dois governantes estará a cimeira europeia do final deste mês em Londres, onde Schroeder garante que estará como chefe do governo alemão e onde deverá defender a Agenda de Lisboa e abordar o problema do financiamento.
Responsáveis alemães citados pelas agências espanholas indicam que Schroeder deverá tentar consolidar o apoio espanhol para a proposta de financiamento avançada pelo Luxemburgo, que considera ter "falhado devido à oposição de uns poucos países".