Schwarzenegger votou na Califórnia, tradicionalmente democrata

O governador da Califórnia, o republicano e antigo actor Arnold Schwarzenegger, votou hoje em Los Angeles acompanhado pela mulher, a jornalista Maria Shriver, sobrinha do antigo presidente democrata John Kennedy.

Agência LUSA /

O actor de "Terminator" (Exterminador Implacável), que apoiou publicamente na sexta-feira o presidente George W. Bush, depositou o seu voto no bairro de Brentwood, em Los Angeles, onde reside, sem fazer qualquer declaração.

Enquanto no resto do país se verifica uma forte disputa entre o candidato e senador democrata John Kerry e o candidato republicano e presidente cessante George W. Bush, na Califórnia o voto é tradicionalmente democrata.

à semelhança de todo o país, os eleitores californianos - dos 22 milhões com direito a voto, inscreveram-se mais de 55 por cento - estão a acorrer às urnas maciçamente, formando longas filas de espera junto às diferentes assembleias de voto.

A abertura das assembleias de voto, às 07:00 (16:00 em Lisboa) decorreu sem incidentes e sob céu limpo, ao contrário de outras zonas dos Estados Unidos onde está a chover.

O maior interesse deste dia eleitoral concentra-se no resultado das outras questões apresentadas aos eleitores, sendo a mais polémica a proposta 71, mediante a qual, em caso de aprovação três mil milhões de dólares serão canalizados para a investigação com células embrionárias.

A proposta conta com o apoio de Schwarzenegger, contrariamente às orientações do Partido Republicano. Com ele, várias estrelas de Hollywood, como Brad Pitt ou Michael J. Fox, sublinharam a importância de financiar publicamente este tipo de investigação para encontrar uma possível solução para problemas como a diabetes, a doença de Alzheimer ou Parkinson.

PUB