Secretário espanhol da Defesa em Manila para novo memorando militar
Manila, 02 out (Lusa) -- O secretário espanhol da Defesa, Constantino Méndez, chegou hoje às Filipinas para assinar um novo memorando de entendimento com o país asiático e está acompanhado de representantes de cinco empresas espanholas interessadas em vender equipamento militar.
Ambos os países pretendem selar uma aliança em matéria de Defesa que visam ampliar a colaboração na formação, treino e intercambio de informações.
Contactada pela agência Efe, a embaixada espanhola em Manila confirmou a que Constantino Méndez está acompanhado também por cinco altas patentes militares e pretende reforçar a posição das empresas espanholas do setor do armamento com o Governo filipino e disponibilizar apoio institucional perante as autoridades do país.
Integram a delegação responsáveis das empresas Navantia, Airbus Military, Indra, Expade e Isdefe.
Constantino Méndez terá encontros com o secretário executivo da presidência, Paquito Ochoa, com o secretário dos Transportes, Mar Roxas, da Defesa, Voltaire Gazmin, chefe do Estado Maio, Eduardo Oban, comandante do exército, Arturo Ortiz, e com responsáveis das Forças Aérea e Naval, respetivamente Renato Sánchez e Alexander Pama.
Nos últimos meses, as autoridades espanholas encetaram diversos contactos com o Governo das Filipinas para a venda de equipamento militar depois do presidente Benigno Aquino ter reiterado a sua vontade de modernizar o exército.