Secretário-geral do Partido Comunista nomeado Presidente do Vietname

O Partido Comunista do Vietname, no poder, nomeou o secretário-geral como candidato único à presidência do país, sucedendo ao Presidente Tran Dai Quang, que morreu no mês passado.

Lusa /
Kham - Reuters

De acordo com um comunicado do Governo vietnamita, publicado no site oficial, na quarta-feira à noite, os membros do comité central do partido decidiram, por unanimidade, nomear o "camarada Nguyen Phu Trong" para o cargo.

Se a nomeação for aprovada pela Assembleia Nacional vietnamita, Trong, de 74 anos, vai ser o primeiro líder do Vietname a ocupar os dois cargos desde o antigo Presidente Ho Chi Minh, nos anos 1960.

O ex-chefe de Estado Tran Dai Quang, de 61 anos, morreu em setembro, na sequência de uma doença viral.

O economista Le Dang Doanh, antigo conselheiro económico do Governo, afirmou fazer sentido unificar a posição de grande poder secretário-geral do partido com o papel fundamental protocolar do Presidente, mas defendeu a necessidade de existir um mecanismo de controlo do poder.

"A questão aqui é ser necessário existir um mecanismo de supervisão do poder para evitar abusos de poder, se o poder estiver demasiado concentrado num indivíduo", disse à agência de notícias Associated Press.

Antigo ideólogo do partido, Trong foi eleito para o politburo em 1997, altura em que ocupou o cargo de chefe do Partido Comunista em Hanói e presidente da Assembleia Nacional, antes de ser promovido a secretário-geral em 2011. Foi reeleito para mais um mandato de cinco anos em janeiro de 2016.

O Vietname lançou uma campanha contra a corrupção que levou à detenção de dezenas de funcionários e responsáveis partidários desde 2016, já durante o mandato de Trong.

Tópicos
PUB