Segundo chileno capturado em Barcelona

por RTP
DR

Um dos dois chilenos que fugiu de Caxias no fim de semana foi detido quando participava de um assalto com outros indivíduos.

Roberto Serrano Ulloa foi detido durante uma operação policial terça-feira, conduzida pela força policial da Catalunha, Mossos d’Esquadra.

A informação foi avançada pela Interpol de Santiago do Chile. As autoridades portuguesas já foram informadas e a notícia confirmada pelo Ministério da Justiça.

Ulloa, de 29 anos, chegou a ser detido no aeroporto de Barrajas em Madrid por posse de passaporte falso, mas acabou por ser libertado, já que as autoridades espanholas referiram não ter sido devidamente alertadas por Portugal para o facto de se tratar de um fugitivo.

Os chilenos Roberto Ulloa e Jorge Naranjo fugiram domingo da cadeia de Caxias na companhia de um português que está ainda a monte.

Tanto Ulloa como Naranjo fazem parte de um movimento criminoso chileno que se dedica a roubos, sobretudo na Europa.

Naranjo ficou detido após ter sido capturado no aeroporto madrileno porque já tinha cadastro em Espanha, ao contrário de Ulloa. Este foi condenado no Chile por furto, posse ilegal de armas, fraude e agressão.

Na Europa foi deportado da Holanda e da Itália, após ser condenado por roubo.
A história da fuga
Na terça-feira, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, indicou que estão em curso averiguações sobre a fuga de três reclusos do Estabelecimento Prisional (EP) de Caxias na madrugada de domingo.

Os três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram na madrugada de domingo do EP de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam.

Na segunda-feira, uma fonte oficial da Polícia Nacional espanhola disse à agência Lusa que os dois reclusos chilenos que se evadiram da prisão de Caxias tinham sido detidos no domingo no aeroporto de Madrid, com passaportes falsos, mas um deles foi libertado pelas autoridades espanholas.

Uma fonte ligada ao processo explicou à Lusa que um atraso no envio e receção em Espanha do mandado de detenção europeu (MDE) permitiu que um dos chilenos evadidos fosse libertado, facto para o qual também contribui não existir vaga no centro de detenção espanhol.

As autoridades espanholas referem que receberam os mandados de detenção europeus dos dois chilenos evadidos de Caxias na segunda-feira à noite, pouco antes da audição com um juiz de um deles que está detido e deverá ser extraditado para Portugal em breve.

Em comunicado divulgado no domingo, a Direção Geral dos Serviços Prisionais indicou que os dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos, se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos.

A direção-geral dos Serviços Prisionais "instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral".

A fuga dos três detidos foi comunicada às diversas forças policiais -- GNR, PSP e PJ -- para a recaptura dos evadidos.

C/Lusa
pub