Segundo líder da Oposição taiwanesa inicia visita à China a 5 Maio

James Soong, do Primeiro Partido do Povo (PPP), será o segundo líder da oposição de Taiwan a visitar a China em mais de 50 anos, numa viagem entre 05 e 12 de Maio, anunciou hoje o governo chinês.

Agência LUSA /

O líder do Primeiro Partido do Povo (PPP) inicia a visita ao continente chinês dois dias depois de Lien Chan, presidente do Kuomintang (KMT), a maior formação política da oposição de Taiwan, concluir uma viagem histórica de uma semana à China.

O KMT e o PPP formam a principal aliança de oposição ao actual governo de Taiwan, liderado pelo presidente pró-independentista, Chen Shui-bian.

A visita de Soong terá a duração de uma semana e inclui paragens nas cidades de Xian, Nanjing, Xangai, Changsha e Pequim, anunciou o Gabinete para os Assuntos de Taiwan, citado por vários jornais.

Os dois líderes partidários visitam a China a convite do presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC), Hu Jintao, com quem vão reunir-se.

Lien Chan reúne-se com Hu Jintao na tarde de sexta-feira (manhã em Lisboa).

A visita de Lien Chan, denominada pelo KMT como uma "viagem de paz" teve início terça-feira e foi a primeira vez que um líder partidário de Taiwan pisou o solo do continente chinês em 56 anos.

O KMT governou a China até 1949, ano em que fugiu para Taiwan, após a derrota na guerra civil, frente às forças comunistas.

Após 51 anos no poder, o KMT está desde 2000 na oposição, depois de ter perdido as eleições para o presidente pró-independentista, Chen Shuibian, reeleito para um segundo mandato no ano passado.

A China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, mas Pequim continua a reivindicar a soberania da ilha, prevendo o uso da força caso esta declare independência formal.


PUB