Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Senador brasileiro encontrado com dinheiro entre as nádegas destituído da vice-liderança do Governo

por Lusa

O senador brasileiro encontrado com dinheiro escondido entre as nádegas pela Polícia Federal numa operação que investiga desvio de dinheiro da área da saúde foi destituído hoje da vice-liderança do Governo na câmara alta do Congresso.

"O senador de Roraima, Chico Rodrigues, não é mais vice-líder do Governo no Senado Federal. Seu afastamento foi publicado hoje pela manhã na edição extra do Diário Oficial", informou hoje, numa nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações do Brasil.

Chico Rodrigues foi um dos alvos da "Operação Desvid-19" realizada a pedido da Controladoria Geral da União (CGU), órgão de fiscalização, no estado de Roraima, na última quarta-feira.

Durante o cumprimento de mandados de busca na sua casa, na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, agentes da polícia descobriram 30 mil reais (4,6 mil euros) escondidos nas cuecas e entre as nádegas do senador.

Os agentes investigavam um alegado esquema criminoso para desviar recursos públicos através do encaminhamento de licitações na Secretaria de Saúde de Roraima, que envolveria aproximadamente 20 milhões de reais (3 milhões de euros).

A CGU informou que identificou diversos indícios da prática de preços inflacionados em contratações realizadas pela Secretaria de Saúde de Roraima para aquisição de equipamentos de proteção para profissionais de saúde e testes rápidos para deteção da covid-19, entre outros itens.

O estado de Roraima recebeu cerca de 171 milhões de reais (26 milhões de euros) do Governo central através do Fundo Nacional de Saúde (FNS) em 2020.

Desse valor total, 55 milhões de reais (8,3 milhões de euros) foram transferidos especificamente para combate à covid-19.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,1 milhões de casos e 151.747 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Tópicos
pub