Separatistas bascos querem criar novo partido

Madrid, 10 Jan (Lusa) - Um grupo de separatistas bascos lançou hoje uma plataforma com o objectivo de recolher assinaturas para a criação de um novo partido político, que pretende participar nas próximas eleições regionais do País Basco, agendadas para 01 de Março.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A plataforma, denominada "Democracia 3.000.000 (D3M) para Bilbau", é composta por cerca de quinze pessoas que se auto-intitulam "separatistas e de esquerda".

O objectivo da plataforma D3M é recolher "milhares e milhares de assinaturas" para poder criar uma nova formação independentista, afirmou Amparo Lasheras, um dos membros da plataforma, em declarações aos jornalistas.

Entre os promotores da iniciativa estão ex-candidatos ou membros do partido basco Batasuna, o braço político do grupo separatista basco ETA, que foi considerado organização ilegal em 2003 pelo Tribunal Supremo espanhol.

Segundo os promotores da plataforma, o nome D3M foi inspirado nos três milhões de pessoas que vivem na zona de Euskal Herria, o território formado pelo País Basco espanhol, a província de Navarra e País Basco francês, para os quais defendem a auto-determinação.

Entretanto, um procurador espanhol afirmou que irá abrir um inquérito para determinar se o D3M não pretende recriar, através de outro nome, as forças políticas que foram interditas no passado.

"É uma proposta política", reagiu Amparo Lasheras, quando questionada sobre o significado da plataforma.


PUB