Sérvia e Montenegro estabelecem relações diplomáticas

A Sérvia e o Montenegro estabeleceram hoje relações diplomáticas após a proclamação no início do mês da independência montegrina.

Agência LUSA /

O ministro dos Negócios Estrangeiros sérvio, Vuk Draskovic, e o seu homólogo do Montenegro, Miodrag Vlahovic, assinaram um protocolo que estabelece os laços diplomáticos entre as duas repúblicas.

A Sérvia reconheceu a independência do Montenegro no dia 15, 12 dias após a proclamação desta.

O Montenegro proclamou a independência no dia 03, após um referendo organizado a 21 de Maio, em que 55,5 por cento dos eleitores se pronunciou a favor da separação da Sérvia.

"Os partidos políticos, as decisões (Ó) tudo é temporário, mas as relações entre a Sérvia e o Montenegro não o são. Ninguém deve lançar uma sombra sobre as relações entre a Sérvia e o Montenegro", declarou hoje Draskovic.

Ao que o seu homólogo Vlahovic replicou: "A Sérvia e o Montenegro estão novamente juntos, cada um com a capacidade de ser igual ao outro".

"O Montenegro não obteve a sua independência para construir uma barreira em seu redor (Ó) mas, ao contrário, para cooperar", sublinhou.

A Sérvia e o Montenegro estiveram unidos desde 1918. A sua última união, constituída em 2003 sobre as ruínas da ex-Jugoslávia, tinha a designação de Sérvia-Montenegro.

Antes do referendo sobre a independência, Belgrado apoiou abertamente os partidários da manutenção da união com a Sérvia.

Após a vitória do voto independentista, o primeiro-ministro Vojislav Kostunica, um conservador moderado, não escondeu a sua amargura, referindo por exemplo ter assuntos mais importantes a tratar que reconhecer a independência do Montenegro ou felicitar os seus dirigentes.

O processo de separação entre os dois países iniciou-se e o Montenegro criou terça-feira o seu Ministério da Defesa de que se encarregará o primeiro-ministro, Milo Djukanovic, até às eleições gerais previstas para o final do ano.

No quadro da união Sérvia-Montenegro, os dois países tinham cinco Ministérios comuns, entre os quais o dos Negócios Estrangeiros e o da Defesa.

A independência do Montenegro foi rapidamente reconhecida pela União Europeia, Estados Unidos, Rússia e numerosos outros países.

Responsáveis da ONU, por seu turno, indicaram quarta-feira que o Conselho de Segurança estava pronto para aprovar a admissão do Montenegro nas Nações Unidos.

Uma porta-voz da ONU, Marie Okabe, disse que a questão será submetida a uma comissão "ad hoc" do Conselho de Segurança, antes da aprovação formal.

O Montenegro aderiu hoje à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

PUB