Serviços secretos sérvios sabem onde Mladic se esconde - MNE sérvio
Os serviços secretos sérvios sabem onde se esconde o ex-chefe militar sérvio da Bósnia Ratko Mladic, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia e Montenegro, Vuk Drakovic, numa entrevista hoje publicada pelo Financial Times.
"É mais que lógico que os serviços de segurança saibam onde Mladic se encontra", afirmou Drakovic ao diário económico britânico.
"Sabem se está na Sérvia e sabem quando já não está. São pagos para isso", acrescentou o ministro.
"Sem essa espécie de protecção, sem esse género de rede, seria impossível a Mladic tornar-se invisível", sublinhou.
As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros contrariam os discursos dos responsáveis sérvios, que afirmam nada saber do antigo general sérvio da Bósnia, que escapa às autoridades há 10 anos e por esse facto ainda não foi extraditado para Haia, onde deverá ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.
O jornal britânico descreve Drakovic como alguém que constitui um aliado pouco cómodo para o primeiro-ministro conservador da Sérvia Vojislav Kostunica, que já criticou várias vezes por não cooperar plenamente com o TPI.
"Se fosse primeiro-ministro convocaria o chefe dos serviços de segurança e perguntar-lhe-ia onde se encontra Mladic. Se me dissesse «não sei» seria despedido", afirmou o chefe da diplomacia da Sérvia e do Montenegro.
Segundo Drakovic, os serviços de seguranças sérvios poderiam prender o general "hoje mesmo ou poderiam tê-lo feito ontem".
No mês passado, o presidente do Tribunal Penal Internacional, Theodor Meron, afirmou que a instituição continuará aberta até que Mladic e Radovan Karadzic, os dois fugitivos mais procurados da guerra dos Balcãs, sejam levados à justiça.
Os dois homens são acusados de diferentes crimes de guerra, incluindo genocídio, pelo papel que desempenharam no conflito na Bósnia, entre 1992 e 1995.