Sete mortos em confrontos a 170 Km de Tripoli
Tripoli, 23 nov (Lusa) -- Pelo menos sete pessoas foram mortas hoje e outras ficaram feridas em confrontos em Bani Walid, a 170 quilómetros a sudeste de Tripoli, após a morte de um automobilista perseguido por partidários do novo regime, noticiou a AFP.
A agência noticiosa francesa, que cita Mahmoud Werfelli, membro do Conselho Nacional de Transição (CNT), adianta que os confrontos começaram hoje de manhã entre partidários do antigo regime e os "thowar" (combatentes ex-rebeldes) de Bani Walid.
"Os combates causaram sete mortos, cinco dos quais do lado dos "thowar" Soug Jomaa (um bairro da capital), que partiram para reforçar Bani Walid", um dos últimos bastiões do antigo regime líbio, acrescentou.
O Presidente do CNT, Mustapha Abdeljalil, confirmou os confrontos sem no entanto adiantar qualquer balanço sobre o número de vítimas.
Segundo referiu, os confrontos começaram depois da morte de um automobilista numa perseguição de uma viatura suspeita e considerada perigosa.
"Hoje, durante uma tentativa de sepultar o mártir, registaram-se confrontos. Mas agora a situação está sob controlo", referiu.
Bani Walid, a 170 quilómetros a sudeste de Tripoli, é o reduto dos Werfallah, que constituem a principal tribo da Líbia, com um milhão de pessoas, dentro de uma população de 6,3 milhões de habitantes.
Os seus membros estão divididos em dezenas de clãs que se encontram em toda a região setentrional da Líbia.