Sete mortos em dois novos tiroteios na Califórnia

por Inês Moreira Santos - RTP
Sete pessoas morreram em dois tiroteios na Califórnia, na passada segunda-feira Kati McHugh via Reuters

Ainda no rescaldo do tiroteio de sábado à noite, que vitimou 11 pessoas, em Monterey Park, o Estado da Califórnia voltou a ser palco de uma tragédia na segunda-feira. Dois tiroteios numa quinta de cogumelos e numa empresa de transporte, em Half Moon Bay, causaram sete mortos e pelo menos um ferido. O presumível autor destes ataques foi detido, segundo as autoridades locais.

Os tiroteios de segunda-feira ocorreram em dois locais diferentes na cidade costeira de Half Moon Bay, no Estado da Califórnia, e terão sido perpetrados por Zhao Chunli, de 67 anos. De acordo com o presidente do Conselho de Surpervisores do Condado de San Mateo, Dave Pine, quatro pessoas foram atingidas mortalmente na quinta e outras três na empresa, nos arredores da cidade, perto de São Francisco. Há ainda um ferido que foi transportado para o hospital.

"Estamos enojados com a tragédia de hoje [segunda-feira]c em Half Moon Bay", disse Dave Pine. "Nem sequer tivemos tempo de chorar por aqueles que se perderam no terrível tiroteio em Monterey Park. A violência das armas tem de acabar".

Todas as vítimas, segundo a mesma fonte, eram trabalhadores agrícolas sino-americanos, assim como o suspeito dos ataques. Não ficou imediatamente claro de que forma os locais estavam ligados, embora Pine tenha dito que o suspeito trabalhava para uma das empresas e que era um "trabalhador descontente".

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, lamentou o incidente e disse que estava numa reunião no hospital com as vítimas do tiroteio do fim de semana, em Monterey Park, quando foi informado sobre este segundo ataque, descrevendo-o como "tragédia após tragédia".


Várias crianças que haviam saído da escola recentemente e viviam na propriedade rural viram o ataque acontecer, disse a xerife do condado de San Mateo, Christina Corpus.

"Este tipo de tiroteio é horrível. É uma daquelas tragédias das quais ouvimos com muita frequência, mas hoje o alvo foi aqui no condado de San Mateo", disse a xerife do Condado, Christina Corpus, que acrescentou ainda que várias crianças que viviam na propriedade tinham saído da escola pouco antes e assistiram ao ataque.

"Para as crianças que testemunharam, isto é indescritível”, lamentou ainda.

Depois dos dois ataques, o suspeito de origem asiática dirigiu-se a um posto de polícia local e entregou-se, tendo sido detido no momento. Zhao Chunli tinha uma arma semiautomática, que a polícia crê que tenha sido usada nos ataques, e cooperou com as autoridades não mostrando resistência.

Ainda não são conhecidos os motivos para o ataque, mas a polícia de San Mateo está a investiga. O ataque em Half Moon Bay é o 37.º tiroteio em massa em apenas 24 dias no país, de acordo com o Gun Violence Archive, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos.

Os homicídios acontecem após a morte de 11 pessoas no sábado, num salão de baile no sul da Califórnia.
pub