Huu Can Tran. Alegado autor de tiroteio em Monterey Park encontrado morto

por Inês Moreira Santos - RTP
EPA

As autoridades do Estado norte-americano da Califórnia confirmaram, nas últimas horas, ter encontrado o suspeito do tiroteio em Monterey Park, Los Angeles, sem vida no interior de uma carrinha branca. Trata-se de Huu Can Tran, de 72 anos. O ataque foi perpetrado no sábado durante as celebrações do Ano Novo Lunar chinês, que contaram com a participação de milhares de pessoas.

"O suspeito foi (...) declarado morto no local", informou em conferência de imprensa o xerife Robert Luna, esclarecendo que, após um confronto com as autoridades, o alegado autor do massacre deste fim de semana disparou contra si próprio.

Huu Can Tran, de origem asiática, era o único suspeito do tiroteio em Monterey Park no dia das celebrações do Ano Novo Lunar. Os motivos ainda não são conhecidos, mas as investigações continuam em curso.

Segundo avança o jornal Los Angeles Times, o suspeito foi encontrado já sem vida numa carrinha branca, num parque de estacionamento de um centro comercial em Torrance, a sul de Los Angeles, a pouco mais de 40 quilómetros de Monterey Park, onde ocorreu o tiroteio.

“Ainda não sabemos ao certo o motivo”, disse Robert Luna.
Ao jornal, fontes policiais afirmaram que o indivíduo de 72 anos se dirigiu duas vezes ao posto da polícia de Hemet a dizer que a família o estava a tentar envenenar.

“A investigação está a decorrer, queremos saber como é que um incidente horrível destes pode acontecer”
, acrescentou o responsável.

A cidade de Monterey Park, localizada a cerca de 13 quilómetros de Los Angeles, tem perto de 60 mil habitantes e uma grande população asiática. O festival do Novo Ano Lunar decorre ali anualmente e dura todo o fim de semana, atraindo centenas de milhares de visitantes.
Ataque por explicar

As autoridades começaram à procura do suspeito pouco depois do tiroteio no Star Ballroom Dance Studio, na West Garvey Avenue, cerca das 22h20 de sábado. Foram abatidas dez pessoas. Cerca de 20 minutos após o tiroteio, o homem de origem asiática entrou noutro salão, o Lai Lai Ballroom & Studio, nas proximidades de Alhambra, mas acabou por ser desarmado.

“O suspeito entrou no local, provavelmente com a intenção de matar mais duas pessoas”, explicou Luna. “Mas dois membros da comunidade desarmaram-no, pegaram na arma e o suspeito fugiu".

Robert Luna revelou ainda que sete dos feridos continuam internados no hospital e que as autoridades continuam a trabalhar para identificar todas as vítimas. Segundo três testemunhas ouvidas pela CNN Internacional, o suspeito chegou a ser presença regular no estúdio de dança onde aconteceu o tiroteio, tendo mesmo conhecido a ex-mulher nesse local.

No domingo de manhã, a polícia encontrou a carrinha branca que terá sido vista a abandonar do local do tiroteio e, pouco depois de os polícias cercarem o veículo, ouviu-se um disparo vindo do interior. As autoridades locais encontraram, então, o homem já sem vida.

Pelo menos dois buracos de bala eram visíveis na janela do lado do condutor no momento anterior à aproximação da brigada da polícia e o condutor parecia estar caído por cima do volante, segundo o jornal. O LA Times cita várias fontes policiais, segundo as quais o homem se terá matado com uma arma de fogo.

Na carrinha, foram encontrados vários indícios que ligavam o suspeito ao local do tiroteio e ao segundo salão de dança onde terá sido desarmado.

“Posso confirmar que não há mais suspeitos em investigação”, disse Luna.

Num comunicado do Departamento da Polícia do Condado de Los Angeles, o suspeito foi inicialmente identificado como um homem asiático adulto, com cerca de 1,70 metros de altura e com cerca de 70 quilos. Numa imagem então divulgada, o homem aparecia com um casaco de couro preto, um gorro e óculos.



Joe Biden classificou, no domingo, de "sem sentido" o ataque de sábado à noite em Monterey Park. Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos afirmou ainda que ele e a primeira dama, Jill Biden, estavam a rezar pelas vítimas.

"Embora ainda haja muito que não sabemos sobre o motivo deste ataque sem sentido, sabemos que muitas famílias estão de luto esta noite ou a rezar para que o seu ente querido recupere dos ferimentos", disse o presidente norte-americano, citado numa da Casa Branca.
Tópicos
pub