Seul aumenta orçamento da Defesa após tensão com Pyongyang

Seul, 27 ago (Lusa) -- A Coreia do Sul vai aumentar o seu orçamento militar para reforçar a Defesa face à Coreia do Norte devido ao recente episódio de tensão entre ambos, anunciou hoje o ministro das Finanças sul-coreano, Choi Kyung-hwan.

Lusa /

O Governo sul-coreano vai canalizar mais fundos para fortalecer a preparação para o combate das tropas destacadas na Zona Desmilitarizada (DMZ), que divide as duas Coreias, adiantou o ministro numa reunião com deputados do partido Saenuri (no poder).

O titular da pasta das Finanças também sublinhou a necessidade de aumentar o orçamento destinado a fazer frente à ameaça que os submarinos da Coreia do Norte representam, segundo declarações divulgadas hoje pela agência Yonhap.

Durante a crise militar do passado fim de semana, Seul foi incapaz de determinar a localização de 50 submarinos norte-coreanos que deixaram as suas bases diante da possibilidade de um conflito.

Também prometeu alocar mais fundos em 2016 para as iniciativas destinadas a melhorar as relações na península, como a construção do "parque da paz" da DMZ e o projeto da linha ferroviária de Gyeongwon, pensado para ligar a capital, Seul, ao porto de Wonsan, na costa sudeste da Coreia do Norte.

O ministro sul-coreano deu a entender que o orçamento vai aumentar significativamente, mas não avançou dados em concreto.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou, em abril último, que o orçamento militar nacional deverá crescer 7,2% ao ano, em média, entre 2016 e 2020.

O orçamento da Defesa para este ano é de 37,4 biliões de won (27.890 milhões de euros), valor que representa aproximadamente 2,4% do Produto Interno Bruto sul-coreano.

O anúncio sobre a futura revisão em alta do orçamento da Defesa chega depois de representantes de alto nível das duas Coreias terem alcançado, na terça-feira, um acordo para pôr fim a uma das maiores crises militares na península dos últimos anos, que chegou a despertar receios de um conflito bélico.

Os dignitários de Seul e de Pyongyang também acordaram, no termo das maratona negocial, organizar futuras reuniões para melhorar as relações bilaterais e abrir uma nova etapa de diálogo.

Tópicos
PUB