Simetria facial pode ser indicativa de genes de maior qualidade - estudo

por © 2008

Londres, 08 Mai (Lusa) - Os homens e as mulheres com feições e características simétricas podem ter genes de melhor qualidade, segundo um estudo elaborado por várias Universidades do Reino Unido e publicado na Revista on-line "PloS One".

Os investigadores concluíram que a beleza e a atracção de uma pessoa, valorizadas pela simetria do seu rosto, são características visuais que a Biologia utiliza para indicar que homens e mulheres possuem genes de qualidade.

Homens e mulheres querem parceiros bonitos e atraentes porque, sem o saberem, o seu instinto de preservação da espécie interpreta a beleza como um sinal de qualidade genética que será herdada pela geração seguinte.

Para este estudo, os investigadores utilizaram fotografias de europeus, de membros de uma das últimas tribos de caçadores da Tanzânia, os Hadza, assim como de macacos.

Foi pedido a um grupo de voluntários que observasse os rostos e apontasse os mais masculinos ou mais femininos, tendo em conta as características mais e menos simétricas.

Descobriram que os homens/machos com rostos simétricos eram apontados como tendo feições mais masculinas, o mesmo sucedendo no caso das mulheres/ fêmeas.

Os investigadores concluíram que como, na generalidade, todas as culturas tendem a escolher parceiros com rostos simétricos, esta característica é indicativa de genes com melhor qualidade e que o parceiro escolhido será um melhor companheiro.

pub