Sinal 1 de tempestade vai ser hasteado em Macau devido a super tufão Usagi
Macau, China, 21 set (Lusa) - Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau vão hastear hoje entre as 14:00 e as 15:00 locais (entre as 07:00 e as 08:00 em Lisboa) o sinal número 1 de tempestade tropical devido à aproximação do super tufão Usagi.
Em declarações à agência Lusa, o diretor dos Serviços Meteorológicos, Fong Soi Kun, explicou que a tempestade, "a mais forte deste ano", estava às 11:00 locais (04:00 em Lisboa) a cerca de 900 quilómetros a sudeste de Macau, deslocando-se a uma velocidade de 18 quilómetros por hora para noroeste.
Sublinhando a intensidade da tempestade, que atualmente tem ventos máximos perto do centro de 195 quilómetros por hora e rajadas de 245 quilómetros por hora, Fong Soi Kun apelou a "redobrados cuidados por parte da população que deve manter-se em casa e proteger os seus bens".
"Se mantiver esta trajetória o tufão será sentido com grande intensidade em Macau e, por isso, as pessoas devem proteger-se muito bem. São esperadas inundações, chuvas muito fortes e ventos médios intensos, com rajadas muito fortes também", disse.
A aproximação da tempestade a Macau fará com que "perca um pouco de intensidade, mas mesmo assim serão registados ventos médios perto do centro de 165 quilómetros por hora, com rajadas de 210 quilómetros por hora", detalhou.
Nas atuais previsões, feitas com base na posição e força de deslocação da tempestade, o tufão Usagi deverá estar no ponto mais próximo de Macau entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira.
Os sinais de tempestade tropical - numa escala de 1 a 10, em que não existem o 4, 5, 6 e 7 - são hasteados tendo em consideração não só a aproximação da tempestade, mas também a intensidade dos ventos.
O sinal 3 obriga ao regresso dos navios de pesca ao Porto Interior, pode suspender carreiras marítimas e fechar escolas, mas é apenas com o hastear do sinal 8 que a cidade para, embora os casinos continuem todos de portas abertas e a funcionar normalmente.