Sismo de 7.4 abalou Nova Zelândia

por RTP
Em 2011, um sismo de magnitude 6.3 matou 185 pessoas na mesma região da Nova Zelândia Rob Griffith - Reuters

A terra tremeu na Nova Zelândia. Um sismo de 6.6 na escala de Richter atingiu a região, pouco depois da meia noite, havendo um aviso de tsunami para toda a costa Este do país. O terramoto foi sentido a 90 quilómetros de Christchurch, a maior cidade do sul, onde em 2011 um sismo de magnitude 6.3 matou 185 pessoas. Para já, não há registo de vítimas.

A terra tremeu quando eram 11h02 em Lisboa (00h02 de segunda-feira na Nova Zelândia) e apenas dez quilómetros de profundidade.

Inicialmente foi registado um abalo de 7.4, depois de 7.8 mas acabou por ser revisto para 6.6. Entretanto, já se registaram dezenas de réplicas.

A Nova Zelândia já foi atingida, este ano, por dois tremores de terra: o primeiro em fevereiro, na região de Auckland, o outro há cerca de dois meses, a 1 de setembro.



As primeiras informações chegram pelas agências internacionais e pelas redes sociais.
Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O Centro de Tsunamis do Pacífico ainda não emitiu nenhum alerta, mas a proteção civil neo-zelandesa lançou um aviso de perigo para toda a costa este da ilha, que inclui as cidades de Christchurch, Wellington e as ilhas Chatham.
A proteção civil da Nova Zelêndia aconselhou ainda todas as pessoas que se encontrem perto do mar, a mudarem-se para um ponto alto o mais depressa possível.



Tópicos
pub