Sismo na Califórnia criou fissura na Terra visível em imagens de satélite

Um dos sismos de forte magnitude sentido no Estado da Califórnia abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área. As imagens de satélite captadas confirmam as alterações do solo, provocadas pelo sismo mais forte dos últimos 20 anos.

RTP /
O último dos sismos, de 7,1 na escala de Richter, abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área, avança a CNN Planet Labs, Inc.

Na semana passada, no dia em que se sentiram dois tremores de terra na Califórnia, um às 10h33 e outro às 20h19 locais, os danos foram imediatoa. Os sismos de forte magnitude, seguidos de dezenas de réplicas, fizeram vários feridos, geraram incêndios, danificaram casas e estabelecimentos comerciais. Mas não se esperava que a topografia da área fosse alterada.

O último desses sismos, de 7,1 na escala de Richter, abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área, avança a CNN.



As imagens de satélite da Planet Labs, Inc. mostram uma fissura que se terá formado perto do epicentro. A fissura começa numa zona onde antes haveria água e extende-se por uma longa área.

As alterações do solo são também visíveis em algumas fotografias partilhadas nas redes sociais.


Uma autoestrada foi ainda encerrada após os tremores de terra terem quebrado e deslocado partes da estrada, como provam as imagens.
PUB