Sismo na Califórnia criou fissura na Terra visível em imagens de satélite

por RTP
O último dos sismos, de 7,1 na escala de Richter, abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área, avança a CNN Planet Labs, Inc.

Um dos sismos de forte magnitude sentido no Estado da Califórnia abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área. As imagens de satélite captadas confirmam as alterações do solo, provocadas pelo sismo mais forte dos últimos 20 anos.

Na semana passada, no dia em que se sentiram dois tremores de terra na Califórnia, um às 10h33 e outro às 20h19 locais, os danos foram imediatoa. Os sismos de forte magnitude, seguidos de dezenas de réplicas, fizeram vários feridos, geraram incêndios, danificaram casas e estabelecimentos comerciais. Mas não se esperava que a topografia da área fosse alterada.

O último desses sismos, de 7,1 na escala de Richter, abriu uma fissura no solo, alterando a topografia da área, avança a CNN.



As imagens de satélite da Planet Labs, Inc. mostram uma fissura que se terá formado perto do epicentro. A fissura começa numa zona onde antes haveria água e extende-se por uma longa área.

As alterações do solo são também visíveis em algumas fotografias partilhadas nas redes sociais.


Uma autoestrada foi ainda encerrada após os tremores de terra terem quebrado e deslocado partes da estrada, como provam as imagens.
pub