Sismo - Pelo menos 114 pessoas mortas na Somália, milhares precisam de ajuda

Pelo menos 114 pessoas morreram na Somália na sequência de ondas gigantes provocadas pelo sismo no sudeste asiático, e milhares precisam de "ajuda humanitária urgente" segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Agência LUSA /

De acordo com um último balanço divulgado pelas Nações Unidas, pelo menos 114 pessoas morreram, um número considerável de pessoas continuam desaparecidas e mais de 100 barcos de pesca foram destruídos.

Enquanto isso, o PAM sublinhava hoje que entre 30.000 a 50.000 pessoas têm "necessidade de ajuda humanitária urgente" e que as 30.000 toneladas de ajuda enviadas para Puntlandia, região da Somália mais afectada pelo sismo, se encontram bloqueadas devido às péssimas condições de acesso.

Segundo a porta-voz do PAM em Nairobi (Quénia), Laura Melo, um camião com ajuda foi enviado hoje de manhã para a pequena península de Jafun, mas está bloqueado, porque a única estrada de acesso ao local foi completamente destruída pelas ondas.

"Estamos a tentar conseguir veículos todo-o-terreno para carregar os alimentos e transportá-los para Jafun, mas não acreditamos que seja possível ainda hoje", disse.

A funcionária do PAM acrescentou que de momento é muito difícil fazer uma avaliação precisa da situação, mas quinta-feira um avião da organização sobrevoará a região para obter informações mais globais sobre os danos provocados pelo sismo de domingo.


PUB