Sismo/Indonésia - Quatro australianos ainda desaparecidos
O ministro australiano dos negócios estrangeiros, Alexander Downer, disse hoje à rádio ABC que dos 13 australianos na área devastada segunda-feira pelo terramoto na Indonésia, quatro continuam desaparecidos.
"Há ainda a possibilidade de haver mais australianos na região além destes 13. No momento, nós não sabemos", referiu o chefe da diplomacia australiana.
O ministro Alexander Downer anunciou que o país decidiu doar um milhão de dólares australianos, em ajuda de emergência, e um hospital de campo.
Também uma equipa da AusAID, agência de ajuda ao exterior da Austrália, chegou à ilha de Nias, na costa oeste de Samatra, na tarde de ontem, quarta-feira.
A equipa é formada por um cirurgião, um médico e uma enfermeira, e já atendeu 80 pacientes, enviando um relato para o governo australiano.
"O principal hospital de Nias foi atingido na sua estrutura e é muito perigoso usá-lo", disse Alexander Downer.
"Segundo a informação, há uma necessidade urgente de mais medicamentos e assistência médica", acrescentou Downer.
O ministro australiano disse que um avião da Força Aérea C-130, com material humanitário, está de momento em Jacarta.
"Nias tem um aeroporto muito pequeno, onde só podem pousar aeronaves leves. O C-130 vai aterrar na vizinha Ilha Sabang, e sua carga transportada para Nias por barco", disse.
O ministro Downer disse que muito mais ajuda australiana chegará à ilha com o navio militar HMAS Kanimbla, que partiu de quarta-feira de Singapura e deve chegar à Nias no sábado.
Entre outras estruturas, o navio contém um hospital completo e dois helicópteros.