Sobe para 58 os detidos por corrupção em empresas estatais na Venezuela

por Lusa
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, lidera esta ação que visa apanhar alegados corruptos em empresas estatais EPA

O Ministério Público da Venezuela atualizou de 55 para 58 o número de detidos no país no âmbito do alegado envolvimento em esquemas de corrupção em várias empresas estatais.

Os dados foram divulgados pelo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, que também atualizou de 142 para 161 o número de buscas efetuadas, precisando que existem atualmente 18 mandados de detenção por executar.

Segundo Tarek William Saab foram detetados recentemente casos de corrupção na empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA), na Superintendência de Cripto-ativos (Sunacrip), na Corporação Venezuelana de Guayana (CVG), em Cartones de Venezuela, no Tribunal Supremo de Justiça e na Câmara Municipal de Tejerías.

Em 26 de março o Ministério Público (MP) da Venezuela informou que tinham sido detidos altos funcionários públicos e empresários envolvidos em atos de corrupção na empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA).

O MP adiantou que foram ainda detidos dois juízes e um advogado alegadamente envolvidos em corrupção no sistema judicial venezuelano, e emitidos mandados de detenção contra pessoas relacionadas com delitos em operações com cripto-ativos.

As detenções, realçou o procurador, são o resultado da primeira fase de uma investigação que envolve também um número bastante importante de altos e médios funcionários dos poderes executivo, legislativo e judicial.

Tarek William Saab afirmou que se trata do 31.º esquema de corrupção investigado pelo MP, desde 2017, e relacionado com a indústria petrolífera venezuelana, que envolveu 194 pessoas, das quais 75 foram julgadas e condenadas.

Os detidos relacionados com corrupção na petrolífera venezuelana são acusados de delitos como apropriação ou desvio de bens públicos, uso de relações ou influência, de branqueamento de capitais e associação criminosa.

 

Tópicos
pub