Sócrates congratula-se com regresso de Felipe Gonzalez à actividade política
Bruxelas, 18 Dez (Lusa) - O primeiro-ministro português, José Sócrates, destacou hoje o regresso do ex-presidente do governo espanhol, Felipe Gonzalez, à actividade política ao apresentar os pontos altos do semestre da presidência de turno portuguesa da UE perante o Parlamento Europeu.
"Felipe Gonzalez é um dos grandes europeus da história europeia, que regressa à actividade política para liderar um grupo de reflexão ao serviço do que sempre foi um dos seus mais nobres ideais, o projecto europeu", disse Sócrates.
No mesmo debate no plenário da Eurocâmara, o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, congratulou-se também pelo lançamento do Grupo de Reflexão e pela nomeação de Gonzalez, que qualificou como "político muito experimentado, comprometido com o projecto europeu".
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia elegeram na passada sexta-feira González para presidir ao grupo de Reflexão que deve identificar e apresentar propostas sobre os desafios futuros da UE.
No seu balanço da Presidência portuguesa, Sócrates destacou as cimeiras com o Brasil e África, o acordo que desbloqueia o financiamento do projecto de navegação por satélite Galileo e, sobretudo, a assinatura do novo Tratado de Lisboa, que, segundo disse, "envia um sinal claro ao mundo de que a Europa está de regresso".
Por seu lado, Barroso instou os governos nacionais da UE a trabalharem para convencer os seus parlamentos e opiniões públicas das virtudes do novo Tratado, para que seja ratificado e possa entrar em vigor antes de 01 de Janeiro de 2009.
Considerou como "muito simbólico" que a Hungria, um dos Estados membros que ingressaram na UE em Maio de 2004, tenha sido o primeiro país a ratificá-lo mediante uma votação no seu Parlamento na segunda-feira.
SRS.