Soldado britânico morto no sul do Afeganistão
Um soldado britânico foi morto e um outro ficou ferido num incidente na província de Helmand, no sul do Afeganistão, anunciou domingo o ministério da Defesa em Londres.
"As forças britânicas sofreram a perda (de um soldado) num incidente na província de Helmand, no Afeganistão", afirmou uma porta- voz do ministério.
"Uma patrulha móvel envolveu-se num tiroteio com presumíveis forças talibãs", indicou a porta-voz, acrescentando que para além do soldado morto, um outro ficou "gravemente ferido".
Esta foi a primeira perda registada pelo exército britânico desde que assumiu em Maio o comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) no Afeganistão, referiu a porta-voz.
O exército britânico deve terminar até Julho o destacamento de 3.300 soldados para a província meridional de Helmand, uma das mais instáveis e uma das maiores produtoras de ópio do Afeganistão.
Um grupo de peritos em questões de segurança indicou terça-feira que o sul do Afeganistão está a entrar em guerra e que preveniu que a situação vai piorar se as tropas britânicas não reassumirem o controlo da situação.
O Conselho de Senlis, um grupo baseado em Paris, Londres, Bruxelas e Cabul, sublinhou que 21 atentados suicida foram contabilizados desde o início deste ano, contra 17 no ano passado e cinco em 2004.
O mesmo grupo assegurou igualmente que a região poderá conhecer no futuro níveis de violência comparáveis aos do Iraque de hoje.