Sonda da NASA colide com asteroide para desviar trajetória

por Nuno Patrício - RTP
Ilustração: NASA/Johns Hopkins/APL | + Expandir imagem

É esta segunda-feira que a DART, sonda da NASA, cumpre a sua missão: colidir com um asteroide. O objetivo é ensaiar o desvio de eventuais asteroides que possam de alguma forma ameaçar a Terra.

O DART - Double Asteroid Redirection Test – foi construído e é gerido pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, e é a primeira tentativa da humanidade de mudar o movimento de um asteroide no espaço.

A ideia consiste na colisão intencional de um engenho espacial, esperando que o impacto provoque uma mudança de direção "circunstancial" do rochedo.

O asteroide alvo do DART não é uma ameaça para a Terra, mas é o campo de testes perfeito para ver se o método de deflexão conhecido como técnica de impacto cinético produz resultados.

A resultar, este sistema seria uma maneira viável de proteger planeta de eventuais colisões futuras.

Se tudo correr como previsto, o DART fará com que o asteroide Dimorphos, de 780 metros, mude ligeiramente a órbita em redor do centro gravitacional (asteroide Didymos).


Esta animação mostra como se prevê que o impacto do DART mude a órbita de Dimorphos - de uma órbita maior para uma ligeiramente menor. Crédito: NASA/Johns Hopkins APL/Jon Emmerich

O DART está programado para chocar com o asteroide às 00h14 de terça-feira (hora de Lisboa). Uma missão que a NASA vai transmitir em direto através do seu canal no Youtube, a partir das 23h00 desta segunda-feira.



A importância de desviar um asteroide
A grande maioria dos asteroides e cometas que passam perto da Terra está avaliada como não perigosa. Mas isso não significa que não existam alguns corpos potencialmente perigosos, ou PHO. Isto quando apresentem entre 30 a 50 metros de diâmetro, ou mais, e a órbita em redor do Sol chegue a oito milhões de quilómetros da órbita da Terra.

Por esta razão, foi criada uma estratégia de defesa planetária, da NASA, que serve para detetar e seguir esses objetos, usando telescópios no solo e no espaço.

De facto, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA , ou CNEOS, monitoriza todos os corpos conhecidos, tendo em vista avaliar qualquer risco de impacto.

Qualquer aproximação relativamente próxima é relatada no painel do Asteroid Watch.

Embora não existam - oficialmente - objetos celestes que representem uma ameaça à Terra, os cientistas continuam a vasculhar os céus em busca de asteroides desconhecidos.

Veja por onde andam os asteroides e os cometas conhecidos.
Eyes on Asteroids é uma visualização em tempo real de todos os asteroides ou cometas conhecidos que são classificados como objetos próximos da Terra, ou NEO. Os asteroides são representados como pontos azuis e os cometas mostrados como pontos brancos. Carregue na imagem, use o rato para explorar gráfico interativo e aprender mais sobre os objetos e como são seguidos. Crédito: NASA/JPL-Caltech
Tópicos
pub