Sonda não encontra sinais de vida dos seis mineiros soterrados em Huntington
O esforço para encontrar os seis mineiros soterrados desde segunda-feira teve um desenvolvimento decepcionante na sexta-feira, quando uma sonda não conseguiu detectar sinais de vida nem oxigénio suficiente no local onde se presume que estejam bloqueados.
Responsáveis da mina em Huntington, no estado de Utah, inicialmente pensaram que a sonda, que percorreu um furo de 550 metros, tinha encontrado uma área abandonada e selada da mina, que tinha pouco oxigénio. Mas, na noite sexta-feira, a sonda tinha entrado numa área activa da mina onde se presume que os mineiros se encontrem bloqueados.
Não foram detectados sinais de vida e as leituras do ar indicam que o oxigénio era muito escasso, insuficiente para assegurar vida. Mas os responsáveis mantiveram a esperança, admitindo que os mineiros possam ter-se deslocado para outra área onde tivessem mais oxigénio.
"É difícil de dizer. Não vou especular", disse Rob Moore, vice-presidente da Murray Energy Corp., co-proprietária da Crandall Canyon Mine.