Sonda OSIRIS-REx aterra em asteroide Bennu para recolha de amostra

por Lusa
A sonda OSIRIS-REx da Agência Espacial Americana (NASA) captou uma nova imagem do gigantesco asteroide Bennu. Universidade do Arizona - NASA/Reuters

A sonda OSIRIS-REx entrou em contacto, ainda que por breves momentos, com o asteroide Bennu, confirmou a NASA, mas o sucesso da recolha de amostras apenas será conhecido dentro de alguns dias.

"Contacto confirmado (...) amostragem concluída", anuncia a agência espacial norte-americana durante uma transmissão em direto das operações.

O momento do contacto com o corpo celeste foi celebrado com aplausos, uma vez que representa o culminar de uma missão que vai no quarto ano.

Contudo, o sucesso desta aterragem e recolha de amostras apenas será conhecido dentro de alguns dias. A OSIRIS-REx deverá regressar à Terra dentro de três anos, em 2023.

A sonda chegou perto do Bennu em 3 de dezembro de 2018. Na altura, o aparelho chegou perto do asteroide passados poucos minutos das 17h00 em Lisboa, depois de uma "viagem" pelo espaço de mais de dois anos, na qual se foi aproximando lentamente do corpo rochoso.

Trata-se da primeira missão da NASA que visa estudar e recolher uma amostra de um asteroide, neste caso um dos mais próximos da Terra e o corpo celeste mais pequeno alguma vez orbitado de tão perto por uma sonda.

Descoberto em 1999, Bennu é conhecido por ser rico em carbono, um composto básico da vida tal como se conhece.O que ficou para trás
Durante um ano, a OSIRIS-REx estudou o asteroide, sem aterrar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023.
O plano previa que o braço robótico, que tem pouco mais de três metros de comprimento, tocasse a superfície do asteroide durante cerca de cinco segundos, período de tempo em que seria provocada uma explosão de gás nitrogénio (azoto) que causa oscilações na superfície, permitindo a recolha de fragmentos de rocha.

O pedaço de asteroide, de pelo menos 60 gramas, aterrará na Terra numa cápsula que irá separar-se da sonda e está "equipada" com um escudo térmico e um paraquedas.

Segundo a NASA, a missão irá ajudar os cientistas a compreenderem melhor como os planetas do sistema solar se formaram e como a vida começou na Terra. Asteroides como o Bennu contêm recursos naturais como água, compostos orgânicos e metais.