Mundo
SpaceX tenta colocar a terceira parcela de 60 satélites Starlink
Esta quarta-feira há mais uma janela para colocar em órbita a terceira parcela de pequenos satélites da classe Starlink, que pretende fornecer sinal de internet a todo o planeta via espaço.
O bloco comunicacional composto pelos 60 satélites vai apanhar boleia do foguete Falcon 9 da SpaceX, estando prevista a decolagem para as 14h06 GMT (9h06 EST).
Assista ao lançamento em direto aqui.
Este lançamento esteve para ser realizado na segunda e terça-feira , mas "devido ao mau tempo na área de recuperação" do lançador, a empresa SpaceX decidiu adiar a missão.
Now targeting Wednesday, January 29 at 9:06 a.m., 14:06 UTC, for launch of Starlink due to poor weather in the recovery area
— SpaceX (@SpaceX) January 27, 2020
Assista ao lançamento em direto aqui.
De acordo com o 45.º Esquadrão Meteorológico da Força Aérea norte-americana, a SpaceX tem hoje uma oportunidade de 80 por cento de haver bom tempo durante o lançamento.
Caso não se realize, a empresa terá uma nova oportunidade amanhã, 30 de janeiro, às 13h45 GMT (8h45 EST), mas as previsões das condições meteorológicas apontam para um retrocesso ligeiro no bom tempo.
O objetivo do projeto Starlink da SpaceX é fornecer acesso constante à Internet de alta velocidade aos internautas em todo o mundo através de uma vasta constelação de satélites de banda larga na Internet operando em baixa órbita terrestre.
Os internautas apenas precisam de um pequeno terminal não maior do que um laptop para obter acesso à Internet.
A maioria das missões da SpaceX em 2020 vão centar-se em lançamento Starlink. Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, , disse que a empresa precisará de pelo menos 400 satélites Starlink em órbita para oferecer cobertura de banda larga mínima, e pelo menos 800 para fornecer cobertura moderada.
Mas o objetivo é colocar um lote inicial de 1584 satélites numa órbita a 550 quilómetros, muito abaixo dos tradicionais satélites de comunicação que operam fora da órbita geoestacionária.
Para Elon Musk, os satélites de comunicações que operam acima deste valor estão muito longe para fornecer o tipo de cobertura com menor custo que a SpaceX pretende estabelecer.