SpaceX tenta restabelecer telecomunicações em Tonga

por Lusa
Musk quer instalar terminais terrestres da Starlink em Tonga Foto: Malau Media via REUTERS

Trabalhadores da empresa aeroespacial SpaceX, fundada por Elon Musk, chegaram esta segunda-feira às ilhas Fiji para restabelecer, via satélite, a ligação por Internet às ilhas de Tonga, devastadas por uma erupção vulcânica e um tsunami.

O ministro da Economia e Comunicação das Fiji, Aiyaz Sayed-Khaiyum, escreveu na rede social Twitter que os engenheiros do Starlink, um projeto da SpaceX, estão no país para "voltar a ligar Tonga ao mundo", sem fornecer mais informações.

Numa série de mensagens publicadas no Twitter, na sequência do desastre, Elon Musk admitiu que a Starlink, que lançou cerca de dois mil satélites e tem como meta lançar 12 mil, enfrentaria dificuldades para restabelecer as telecomunicações em Tonga.

Em 15 de janeiro, uma violenta erupção de um vulcão submarino em Tonga causou um tsunami, com ondas até 15 metros de altura, que devastou a nação insular do Pacífico Sul e danificou o cabo de comunicação submarino que permite ligar o país ao mundo exterior.

A falta de comunicações com Tonga causou grande incerteza sobre a situação na sequência do desastre natural, que fez três mortos e afetou 84% dos cerca de 105 mil habitantes.

Em 18 de janeiro, a SubCom, empresa norte-americana responsável pelo cabo submarino, indicou que levaria pelo menos um mês a reparar a ligação, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia.

A Starlink pretende criar uma constelação de satélites para fornecer serviços de internet banda larga e cobertura global a baixo custo.

pub