Spray de testosterona aumenta satisfação sexual nas mulheres

A satisfação sexual nas mulheres de meia-idade pode melhorar com a aplicação de um spray de testosterona experimentado com êxito por médicos da Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália, anunciaram hoje os investigadores.

Agência LUSA /

A directora do Programa de Saúde para Mulheres da Universidade de Monash, Susan Davis, confirmou à agência de notícias espanhola EFE que o spray obteve êxito em 261 mulheres que tinham uma libido baixa e níveis deficientes de testosterona, a mais importante hormona masculina.

"Não se trata de um afrodisíaco, não leva as mulheres a terem relações sexuais com mais frequência, apenas as ajuda a ter mais prazer nas relações", adiantou a responsável.

O estudo foi feito durante 16 semanas e as pacientes afirmaram que pelo menos duas das relações sexuais que tiveram durante o mês em que tomaram o medicamento foram mais satisfatórias.

Susan Davis indicou ainda que cerca de 30 por cento das mulheres entre os 20 e os 40 anos têm baixos níveis de testosterona, um dos principais factores causadores da "apatia sexual".

A empresa australiana Acrux, que desenvolveu o spray, pretende continuar a experimentar o produto e só espera colocá-lo no mercado dentro de dois ou três anos.

O único efeito secundário detectado no medicamento, um spray que se aplica na pele, foi o crescimento de pêlos em várias partes do corpo.

PUB