Steve Jobs, da Apple, foi o patrão mais bem pago no país em 2006

O presidente do grupo informático Apple, Steve Jobs, foi o patrão mais bem pago dos Estados Unidos em 2006, recebendo 646 milhões de dólares (cerca de 475 milhões de euros) em acções e bónus.

Agência LUSA /

Apesar de oficialmente receber apenas um dólar de salário anual, Steve Jobs foi o mais bem pago do ano, segundo a classificação da revista Forbes.

Na segunda posição ficou Ray Irani, presidente do grupo petrolífero Ocidental Petroleum, que embolsou 321 milhões de dólares (236 milhões de euros), e em terceiro Barry Diller, proprietário do grupo de meios de comunicação social InterActive Corp, que recebeu 295 milhões de dólares (217 milhões de euros).

Steve Jobs alcançou ainda o posto 36 na categoria que relaciona os ganhos dos proprietários com as funções que desenvolvem, na sequência do êxito de produtos como o leitor iPod (cujas vendas subiram 24 por cento num ano) e o computador Macintosh (que em 2006 ampliou as vendas em 36 por cento).

Os 500 magnatas hierarquizados pela revista Forbes viram os seus ganhos crescer, em média, 38 por cento em 2006, atingindo o somatório das fortunas um total de 7,5 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros).

PUB