«Subcomandante Marcos» reaparece em aniversário do Exército Zapatista de Libertação Nacional

San Cristóbal de las Casas, México, 03 Jan (Lusa) - O "Subcomandante Marcos", histórico porta-voz do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) deixou-se ver na sexta-feira em San Cristóbal de Las Casas, no estado de Chiapas, Sul do México, num encontro que reuniu 3.000 simpatizantes.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A reunião, denominada I Festival Mundial da "Raiva Digna" e que coincide com o 15.º aniversário do levantamento do EZLN com a sua "guerra contra o esquecimento", decorre no centro de integração dos indígenas Cideci.

Marcos esteve presente com outros líderes zapatistas no primeiro evento do festival, que decorreu sob o tema "Outro mundo, outra política", mas o porta-voz do EZLN, que há vários meses não era visto em público, não fez qualquer declaração.

O festival vai prolongar-se até segunda-feira, com intervenções de simpatizantes vindos da Argentina, Bolívia, Espanha, México, Nicarágua, Peru, Estados Unidos, França, Grécia e Itália, entre outros.

Estão presentes escritores, artistas, jornalistas e académicos de diversas áreas que vão debater as saídas possíveis para a presente crise financeira mundial, sendo lida uma mensagem da escritora indiana Arundhati Roy.

O EZLN completa 25 anos de existência e há cinco anos foram criadas as Juntas de Bom Governo pelo movimento zapatista em Chiapas.

Numa entrevista divulgada em Dezembro de 2007, Marcos anunciou que o EZLN tenciona lançar neste ano uma nova forma de acção que aspira a ser "uma revolução nova em relação à de há cem anos, não na questão armada mas noutra que transtorne o sistema política e possa refundar o país".

O "subcomandante Marcos" ficou célebre por ter conseguido dar visibilidade à "guerra contra o esquecimento" em Chiapas através de uma insistente e inovadora utilização da Internet e e-mails para colocar a luta na agenda dos média mundiais.

OM.


PUB