Subida de levou à evacuação de milhares de casas

Moorhead, 27 Mar (Lusa) - Um terço das casas, 2.660, da cidade norte-americana de Moorhead, no Estado do Minnesota, teve de ser hoje evacuada devido à subida do Red River (Rio Vermelho), que transbordou um dos diques da vizinha localidade Fargo.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O rio subiu até aos 12,29 metros, quase sete metros acima do nível do solo, ultrapassando o anterior recorde, 12,2 metros em 1987.

O presidente da Câmara Municipal de Fargo, Dennis Walaker, admitiu que a cidade não tem planos nem tempo para reconstruir o dique mais alto, acrescentando que, segundo as autoridades, as águas chegarão aos 12,5 ou 12,8 metros de altura.

Nancy Ward, líder da Agência Federal de Emergência, foi enviada ao local, por indicação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Esta semana, as regiões do Dacota do Norte e de parte do Minnesota foram declaradas em situação calamitosa.

Por precaução, 800 elementos da Guarda Nacional foram deslocados para o Dacota Norte e Dacota Sul para verificar os diques. Estão também operacionais 900 soldados.

No Canadá, a subida do rio obrigou igualmente à evacuação de várias casas a Norte de Winnipeg, tendo outras 12 ficado inundadas.

ER.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB