Submarino "Jiaolong" vai tentar bater recorde mundial de submersão tripulada

Pequim, 04 jun (Lusa) -- O navio oceanográfico chinês com um submarino de águas profundas denominado "Jiaolong" está a caminho da Fossa das Marianas para tentar bater o recorde mundial de submersão tripulada mais profunda, revelou hoje o diário "novo Pequim".

Lusa /

De acordo com o jornal, o "Jiaolong", nome de um mítico dragão do mar da China, vai descer aos 7.000 metros de profundidade no Oceano Pacifico entre meados de junho e inicio de julho, devendo regressar à China em meados de julho.

O submarino será pilotado por três cientistas - Ye Cong, Fu Wentao e Tang Jialing -- que serão apoiados por uma equipa de quase uma centena de peritos que ficarão a bordo do navio oceanográfico e que irão realizar os testes de funcionalidade do submarino, investigações cientificas e recolherão amostras do fundo do mar.

O "Haiyang-6", o navio chinês de investigação, encetou no inicio do ano uma missão de investigação na Fossa das Marianas para escolher o melhor local para a missão do "Jiaolong", o primeiro submarino tripulado desenhado para ir a uma profundidade de 7.000 metros da superfície do mar.

Entre maior e julho de 2010, o submarino chinês completou 17 missões no Mar do Sul da China tendo atingido os 3.759 metros, marca que colocou a China como o quinto país do mundo a concretizar um `mergulho` de um submarino tripulado a mais de 3.500 metros de profundidade, depois dos Estados Unidos, França, Rússia e Japão.

PUB