Substituído mais um ministro no governo de Lula da Silva

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje a mudança de mais um ministro, o das Cidades, no âmbito da reforma governamental provocada pelas denúncias de corrupção política.

Agência LUSA /

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT), será substituído por Márcio Fortes, actual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento.

Márcio Fortes foi indicado pela direcção do Partido Progressista (PP), de direita, e aceite por Lula da Silva numa tentativa de o presidente alargar a sua base de sustentação política no Parlamento.

Nas últimas semanas, na sequência da crise política que afecta a equipa de Lula da Silva, verificaram-se mudanças nos ministérios da Casa Civil, Minas e Energia, Trabalho, Saúde, Comunicações, Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança Social e da Coordenação Política.

Desde o início das denúncias de corrupção envolvendo líderes do PT e membros da equipa de Lula da Silva, no final de Maio, já foram demitidos cerca de 40 ministros e dirigentes de empresas públicas.

O ministro cessante Olívio Dutra anunciou que pretende regressar ao PT do Rio Grande do Sul, onde já ocupou o cargo de prefeito da capital Porto Alegre.

Lula da Silva participou hoje na cerimónia de tomada de posse do novo ministro da Coordenação Política, Jacques Wagner, em substituição a Aldo Rabelo, que regressará ao Parlamento para reassumir o cargo de deputado.

Lula da Silva ainda não anunciou o futuro ministro da Segurança Social, que substituirá Romero Jucá, acusado de obter créditos em instituições financeiras públicas de forma fraudulenta para uma empresa da qual era sócio há alguns anos.

PUB