Substituído mais um ministro no governo de Lula da Silva
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje a mudança de mais um ministro, o das Cidades, no âmbito da reforma governamental provocada pelas denúncias de corrupção política.
O ministro das Cidades, Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT), será substituído por Márcio Fortes, actual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento.
Márcio Fortes foi indicado pela direcção do Partido Progressista (PP), de direita, e aceite por Lula da Silva numa tentativa de o presidente alargar a sua base de sustentação política no Parlamento.
Nas últimas semanas, na sequência da crise política que afecta a equipa de Lula da Silva, verificaram-se mudanças nos ministérios da Casa Civil, Minas e Energia, Trabalho, Saúde, Comunicações, Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança Social e da Coordenação Política.
Desde o início das denúncias de corrupção envolvendo líderes do PT e membros da equipa de Lula da Silva, no final de Maio, já foram demitidos cerca de 40 ministros e dirigentes de empresas públicas.
O ministro cessante Olívio Dutra anunciou que pretende regressar ao PT do Rio Grande do Sul, onde já ocupou o cargo de prefeito da capital Porto Alegre.
Lula da Silva participou hoje na cerimónia de tomada de posse do novo ministro da Coordenação Política, Jacques Wagner, em substituição a Aldo Rabelo, que regressará ao Parlamento para reassumir o cargo de deputado.
Lula da Silva ainda não anunciou o futuro ministro da Segurança Social, que substituirá Romero Jucá, acusado de obter créditos em instituições financeiras públicas de forma fraudulenta para uma empresa da qual era sócio há alguns anos.